Super Vaidosa

Moda é Arte

    Olá pessoal. Hoje quero falar de um pouco mais do que tendências.
    Vou mostrar para vocês o desfile de Moschino verão de 2012 internacional. Mas antes dos tecidos, cabelo, maquiagens e unhas, o que realmente me chamou a atenção foi a influência de Frida Kahlo no desfile. Minha mãe me falava sobre ela, é uma mulher que têm motivos para ter marcado a história.

     Frida Kahlo serviu de inspiração para a estilista Rosella Jardini da grife Moschino. O desfile teve como foco as fortes características de Frida. As cores, tranças e bijouterias.

    Frida Kahlo ficou famosa pelos seus auto-retratos, cores alegres e fortes vindo da influência mexicana. Era uma mulher guerreira. E talvez por culpa de suas dores que as pinturas eram tão marcantes.
    Sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias. Com seis anos contraiu poliomelite, o que a deixou com deficiência física. Logo em que superou essa deficiência, Frida sofreu um acidente no ônibus em que estava passeando. Além de perder o seu primeiro amor, ocorreram várias fraturas em seu corpo e uma delas foi barra de ferro que a atravessou entrando pela bacia e saindo pela vagina. Por causa deste ferro, ela fez várias cirurgias e ficou muito tempo presa na cama.
   
Começou a pintar durante o tempo que ficou acamada. Um dia sua mãe pendurou um espelho em cima de sua cama e Frida começou com os auto-retratos: "Pinto-me porque sou sozinha e porque sou o que conheço melhor".
   
Pintava também suas angústias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido Diego Rivera.
   
A sua vida com o marido sempre foi bastante tumultuada. Diego tinha muitas amantes e Frida compensava cada uma delas. A maior dor de Frida foi a impossibilidade de ter filhos (embora tenha engravidado mais de uma vez, as sequelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final).
   
Os seus quadros refletiam o momento pelo qual passava e as pessoas pensavam que era “mentira” por serem tão fortes. "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade". Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar, e no seu diário, a última frase: "Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar - Frida".

    Fugi um pouco da moda dessa vez, não é? Mas foi para mostrar que não me surpreende que Frida sirva de inspiração até hoje.
    E não é apenas na moda devemos aproveitar suas influências. O que mais me chama a atenção na sua história foi em que no momento mais difícil da sua vida (quando sofreu o acidente) ela buscou algo que a fizesse sentir melhor para continuar vivendo. Uma guerreira de verdade!
    Espero que tenham gostado. Um pouquinho de cultura para o blog! Hahah.
    Beijinhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.