Super Vaidosa

DIY - Shorts Dip Dye

     Olá meninas! Hoje teremos o primeiro DYI do blog, ansiosas? 

    Escolhi o shorts dip dye. Para quem não sabe, é quase um tie dye, mas que é voltado pro ómbre (mais famoso como degradê) sempre utilizando duas cores. Já o tie dye possibilita mais efeitos na hora do tingimento. Isso acontece porque o tie dye é a técnica que utiliza a amarração da roupa na hora de coloca-la na tinta (o que dá um aspecto mais manchado), já no dip dye a peça é apenas mergulhada.

     Bom minha gente, chega de blábláblá e vamos por a mão na massa: 



    Para o primeiro passo vocês vão precisar de:
    -1 régua (para ajudar a cortar o shorts direitinho)
    -1 tesoura para tecido
    -1 lixa ou pedra de pome
    -1 lápis (para marcar o comprimento de onde quer cortar)



    O ideal é escolher uma calça ou até mesmo um shorts que vocês não usam a um tempão. E se for uma calça é importante medir no corpo onde vão querer cortar, pois se fizerem a besteira cortar pelo "olhômetro ", o shorts pode acabar ficando curto demais.
    Depois de cortar, fazemos os desfiados na barra, e pra facilitar fa
ça pequenos cortezinhos com a tesoura (como na foto acima). Eu usei uma lixa de unha mesmo, mas com certeza uma lixa de construção daquelas pretas que são bem mais grossas, iriam economizar baita de um tempo.




    Para o segundo passo vocês vão precisar de:
    -2 cores de tinta para tecido
    -2 xícaras de sal (uma para cada cor)
    -1 recipiente raso

    Os frasquinhos de tinta são super baratos. Foi R$2,60 cada um e rendem 1 litro de água. Vocês vão encontrar em qualquer lojinha de tecido ou loja de artesanato. 


   
    Na hora de tingir, primeiro é preciso ferver a água. Depois de despeja-la no recipiente, coloque uma xícara de sal (que aumenta a fixação da tinta no tecido), misture e jogue o pigmento (ele parece areia, então o perigo de se sujar está em depois que ele é despejado na água).
    Depois é só misturar o pigmento e ajeitar o shorts com muito cuidado para a tinta chegar só até a metade. Deixe de molho 30 minutos.
    Antes de mergulhar o shorts na outra tinta, dê uma enxaguada pra tirar o excesso de pigmento da primeira cor. Depois é só repetir o mesmo processo.







 
    Primeiro é preciso montar o esboço colocando cada tachinha no lugar onde pretende anexar, caso goste, bora fazer a marcação.
    
Marquei um "x" pequeno onde queria colocar minhas tachinhas. Deixei por último os lugares onde o lápis não aparecia, então colocava a tachinha (sem anexar), via se gostava no conjunto e só aí que anexava todos os dentinhos.
   Obs:. Não existe anexar os enfeites sem marcação. Não dá pra querer fazer rápido e estragar o shorts logo agora no final do segundo tempo. Mesmo se quiser um efeito mais jogadinho (como o meu), faça a marcação.
   
    Quando forem anexar as tachinhas, vocês podem sentir necessidade de usar alguma ferramenta (como o alicate). Não hesitem, o ideal é usar mesmo! Mas eu quando fui colocar as minhas, achei que tinham os dentinhos tão moles, o que varia muito do material, e fui logo colocando com a unha mesmo.

    Espero que as fotos tenham ajudado bastante a entender cada passo.
    Gostaram? Caso tenham alguma dúvida é só perguntar.
    Beijinhos.

4 comentários:

Luiza disse...

ta lindo o seu shorts carol x)
com certeza vou querer fazer um. quais combinações de cores vc acha que ficaria legal?
beijo

Lucas Rukasu disse...

Parabéns Caroline
Que ótimo trabalho você está fazendo
Boa Sorte na sua vida
Saudades ^^

Anônimo disse...

ARRASOOOOUU

Carolina Scudeller disse...

Brigada gente! Que bom que gostaram!
Luiza quando for escolher, procure cores próximas. Acho lindo pink com roxo (era o que eu pretendia fazer, mas não encontrei essas cores), azul claro com roxo, rosa claro com branco (ta dentro da tendência candy color)... Enfim, são várias opções! Estou pensando em fazer um post de inspirações, será que ajuda?
Beijos.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.